Nessa unidade de negócio, a Tachyons Group oferece estrutura e gerenciamento para projetos de micro e mini geração de energia de fontes eólica, solar fotovoltcaica, biomassa, hidrelétrica, gás natural e resíduos urbanos. Sua empresa colabora para a preservação do meio ambiente e recebe créditos para abatimento na conta de energia. A geração da energia pode ser instalada na sua unidade consumidora ou em outra localidade dentro da mesma área de concessão da distribuidora de energia.
Energia Eólica
Energia Hidrelétrica
Energia Fotovoltaica
Energia a Gás Natural
Energia Biomassa
Energia Resíduos Urbanos
Como Funciona
Realizamos análises prévias sobre o recurso energético renovável de interesse (Solar, Eólico, Hídrico, ou Biomassa). O objetivo é mitigar riscos e auxiliar o cliente na tomada de decisões sobre o desenvolvimento do projeto. Adicionalmente, avaliamos a infraestrutura (estradas, acessos, sistema de transmissão, etc.) para a implantação da planta de Geração Distribuída.
A produção energética é analisada em função do custo de implantação e operação da usina, considerando as características tecnológicas de geração (Solar, Eólica, Hídrica, Resíduos urbanos, Gás ou Biomassa), bem como a infraestrutura associada (estradas, acessos, sistemas de transmissão, etc.) para a implantação da planta de Geração Distribuída.
Desenvolvimento do layout básico da planta e projetos de infraestrutura para determinação das características básicas para atender aos requisitos regulatórios, técnicos e ambientais para implantação da planta de Geração Distribuída.
Consultoria e intermediação junto aos órgãos reguladores e planejadores (Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, Empresa de Pesquisa Energética – EPE, Ministério de Minas e Energia – MME), bem como ambientais (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA e órgãos ambientais estaduais) nas fases de desenvolvimento, implantação e/ou operação da planta de Geração Distribuída.
Detalhamento do layout (arranjo dos equipamentos eletromecânicos e estruturas civis da planta de geração) e projetos de infraestrutura (estradas, acessos, sistemas de transmissão elétrica, etc.) para determinação das características executivas e informações para construção da planta de Geração Distribuída.
Consultoria para negociação e aquisição dos bens (equipamentos de geração e eletromecânicos auxiliares) e serviços (construção das obras civis e estradas/acessos, montagem e comissionamento dos equipamentos), bem como formatação do modelo de implantação e construção da planta de Geração Distribuída. Coordenação e Gestão de Aquisição e Fornecimento de Bens e Serviços.
Engenharia do Proprietário
A Engenharia do Proprietário visa, basicamente, reduzir os riscos do Proprietário Contratante. Garante maior eficiência e qualidade à implantação do empreendimento. Principalmente no que diz respeito à entrega do escopo contratado, ao prazo, aos custos e à qualidade acordados. Assim:
– Contribui para a manutenção dos custos de implantação do empreendimento e garantia das receitas nos prazos e montantes considerados nos planos de negócios;
– Favorece a aprovação de empréstimos e financiamentos bancários e captação de recursos mediante instrumentos financeiros junto ao mercado (debêntures, ações etc.);
– Reduz custos de seguros, fianças e garantias na medida em que a percepção de mitigação e controle de riscos de implantação do empreendimento será maior;
– Facilita a emissão e manutenção de licenças e alvarás de implantação e operação dos empreendimentos, visto que os órgãos reguladores exigem mecanismos de controle que muitas vezes são supridos pelas atividades de Engenharia do Proprietário.
As principais atividades de Engenharia do Proprietário são:
– Aprovação, certificação e otimização dos Projetos Executivos;
– Análise crítica da abrangência e qualidade do planejamento elaborado, monitoramento e controle da EAP e do cronograma do empreendimento;
– Acompanhamento da execução de atividades precedentes, obtenção de licenças, alvarás, autorizações e registros, incluindo a Licença de Operação;
– Garantia da qualidade;
– Gerenciamento dos contratos com a EPCista e demais Contratadas principais – aferições, medições, retenções e liberações;
– Gerenciamento dos riscos do empreendimento;
– Gerenciamento de programas contratuais, Termos de Ajuste de Condutas e contrapartidas;
– Acompanhamento da fabricação, transporte e armazenamento de equipamento e sistemas eletromecânicos;
– Estudos e documentos especiais esporádicos;
– Inspeção e Fiscalização de equipamentos;
– Monitoramento das atividades de Ensaios, Testes e Comissionamento.